Coordenação Pedagógica

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

1.    Apresentação
A Coordenação de Apoio Técnico e Pedagógico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPg), instituída através da Portaria N° 288/2009-R, de 10 de março de 2009 e, posteriormente, denominada  Coordenação Pedagógica da PPg, tem como objetivos propor a formação para a docência dos pós-graduandos e acompanhar as ações integradoras entre os níveis de ensino de graduação e pós-graduação por meio da docência assistida desenvolvida no Programa de Assistência à Docência na Graduação (PADG).

1.1.    Ações Desenvolvidas
1.1.1.    Planejamento e execução do Curso de Iniciação à Docência.
Destinado aos alunos dos cursos de Pós-Graduação da UFRN, que vão fazer a Docência Assistida, o Curso de Iniciação à Docência contextualizará a função social da universidade brasileira notadamente na educação superior em relação ao projeto institucional da UFRN. Nesse sentido, o pós-graduando deverá se apropriar de referenciais metodológicos do processo ensino-aprendizagem e dos aspectos didáticos que devem nortear uma atuação ética e consciente nas disciplinas ou áreas de conhecimento na qual realizará o estágio docência.
Objetivo Geral
Desencadear uma reflexão crítica acerca da docência, do processo ensino-aprendizagem e da formação do professor no ensino superior brasileiro, considerando o trinômio ensino, pesquisa e extensão na integração da pós-graduação com a graduação.
Objetivos Específicos
Refletir sobre o papel sociopolítico e tecnológico da profissionalização docente, da universidade e do ensino no contexto socioeconômico atual;
Analisar os aspectos de sistematização do processo ensino-aprendizagem – objetivos, conteúdos, métodos, procedimentos didáticos e processos avaliativos, fundamentando-se para a prática de ensino na Universidade;
Discutir a prática do professor do ensino superior assentada sobre o conteúdo em sua área de domínio, relacionando esse saber ao contexto social e construindo habilidades que lhe permitam uma efetiva ação pedagógica;
Refletir sobre as dimensões do processo ensino-aprendizagem, fundamentadas na pesquisa e atividades extensionistas, considerando o significado desse processo na prática docente do Ensino Superior.

1.2.    Equipe
Formação (2009) – Portaria 288/09-R, 10 de março de 2010:
•    Profª Drª Márcia Gorette Lima da Silva
•    Profª Drª Rosa Aparecida Pinheiro

Formação (2010) – Portaria 474/10-R, 13 de maio de 2010:
•    Profª Drª Rosa Aparecida Pinheiro
•    Profª Drª Luciana de Oliveira Chianca

Formação (2011) – Portaria 279/11-R, 05 de abril de 2011:
•    Profª Drª Liliane dos Santos Gutierre
•    Profª Drª Rita de Cássia Barbosa P. Magalhães

Formação (2017) – Portaria 
•    Profª Drª Liliane dos Santos Gutierre

Formação (Atual) – Portaria 
•    Profª Drª Rita de Cássia Barbosa P. Magalhães

2.    Legislação
2.1.    Resolução Nº 041/2019-CONSEPE, de 23 de abril de 2019 (Regulamenta as Atividades de Assistência à Docência)
2.2.    Resolução Nº 197/2013-CONSEPE, 10 de dezembro de 2013 (Dispõe sobre Normas dos Programas e Cursos de Pós-Graduação)

3.    Fotos

4.    Textos Sugeridos

Clique aqui e visualize os textos usados no Curso de Iniciação a Docência - CID pela Equipe de Professores Formadores:


5.    Agenda

6.    Contato
E-mail: docenciaassistida@reitoria.ufrn.br
Fone: (84) 3342.2327 Ramal 104

Pós-Graduação
Stricto Sensu
Lato Sensu
Parceiros
Informações: (84) 3342.2327 | contato@ppg.ufrn.br
PPg - Pró-reitoria de Pós-Graduação © Copyright 2015 / 2024 - Todos os direitos reservados
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte